Zoonoses informa que castrou mais de 1700 animais no 1º semestre de 2018

Por em junho 28, 2018
Mais de 1700 animais castrados no 1º semestre

Mais de 1700 animais castrados no 1º semestre

Desde janeiro, segundo informa a Secretaria de Saúde por meio de sua Assessoria de Imprensa, a campanha passou a ser mensal em Cotia e, até o final deste ano, deve atender a cerca de 3.500 animais, entre cães e gatos

 A Prefeitura de Cotia divulgou ontem os números sobre suas campanhas de castração de animais. De acordo com dados do Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, neste primeiro semestre foi realiada a castração de 1762 animais, entre cães e gatos. A campanha, que passou a ser mensal a partir de janeiro, é gratuita e ainda de acordo com informações do departamento, atende uma média de 290 animais por mês.

A castração é uma importante medida de controle de natalidade destes animais e, segundo a Prefeitura, está acontecendo em todas as regiões do município. Em fevereiro, o Departamento de Zoonoses chegou a castrar 325 animais. O procedimento é simples, rápido e seguro. “É um procedimento que, além de controlar a população destes animais, ajuda na prevenção ao câncer de mama nas fêmeas. Até o final do ano, superaremos a marca dos 3.500 animais castrados”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Controla a população de cães e gatos, ajuda na prevenção ao câncer de mama.

Controla a população de cães e gatos, ajuda na prevenção ao câncer de mama.

Além da castração de cães e gatos, os profissionais do Departamento de Zoonoses fazem um trabalho educativo sobre posse responsável, saúde dos animais, conscientizam sobre a importância da esterilização cirúrgica de cães e gatos, além de passarem todas as orientações necessárias sobre os cuidados pós castração. “A castração só não é feita em animais com menos de quatro meses de idade e nem em fêmeas que estejam amamentando. Nestes casos, orientamos o dono do animal a procurar a zoonoses para se informar sobre as próximas datas para que possam inscrever o seu cachorro ou gato”, explicou Sauter.

Em junho, a Prefeitura realizou duas campanhas de castração. A próxima campanha acontecerá em agosto, mas as inscrições já começam em julho. Informações pelo telefone 4616-6493.

Redação
Redação
View all posts by Redação
Redaçãos website

Deixe seu comentário