• Trabalho infantil no futebol é tema de evento em SP

    Por em novembro 15, 2014


    O Ministério Público do Trabalho em Campinas instaurou, nos últimos sete anos, 24 inquéritos envolvendo clubes de futebol do interior de São Paulo, e 42% dessas investigações apontam a possibilidade de exploração do trabalho de crianças e adolescentes até 18 anos de idade. Preocupado com a magnitude dos números, o órgão promoverá, nos dias 1 e 2 de dezembro no Hotel Vitória, o seminário “juntos pelos direitos de quem sonha ser atleta”.

    O evento, gratuito, é destinado a advogados, promotores, servidores públicos, conselheiros tutelares, gestores de clubes, jogadores profissionais, acadêmicos e estudantes universitários. Os participantes discutirão, através do tema “O Legado dos Megaeventos e os Direitos Fundamentais: a proteção de crianças e adolescentes em formação profissional desportiva”, alternativas viáveis para a melhoria da Lei Pelé e a profissionalização segura dos jovens atletas no Brasil, sede da última Copa do Mundo e das próximas Olimpíadas de verão, em 2016.

    O jogador Tinga, do Cruzeiro, será um dos expositores. Ele conta como sua trajetória esportiva contribuirá para o seminário. “Tenho 18 anos como profissional de futebol e já joguei em quatro países diferentes, Japão, Portugal, Alemanha e Brasil. Durante esse tempo assisti a formação de três gerações de atletas (décadas de 90, 2000 e 2010) e vivenciei mudanças no esporte. Pretendo utilizar minha bagagem para aguçar nos participantes do evento ideias que construam um futuro digno para o futebol brasileiro”, diz.

    O jornalista Juca Kfouri conduzirá a oficina “Tabelinha com o Juca”, um espaço de análise do futebol brasileiro no contexto da Copa, com ênfase no modelo nacional de formação de atletas. Kfouri ressalta a importância do evento no que tange à troca de experiências entre os participantes. “É uma discussão urgente no Brasil. O seminário reunirá profissionais de diversas áreas, com pensamentos heterogêneos, a fim de encontrar uma solução não só para a formação de novos craques, mas também de cidadãos dignos, com oportunidades de evolução na carreira e na vida”, explica.

    Lei Pelé

    A lei Pelé foi desenvolvida em 1998 pelo então Ministro dos Esportes Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Ela introduziu um início de sistematização dos direitos e garantias das crianças e adolescentes envolvidos em relações de trabalho focadas na formação profissional como atletas.

    Serviço: As inscrições para o Seminário são gratuitas, porém limitadas. Os interessados deverão se cadastrar pelo site www.eventomptdesporto.com.br. O Hotel Vitória está localizado na Avenida José de Souza Campos, 425, Cambuí, Campinas – SP. Telefone: (19) 3755-8000.

     

    Redação
    Redação
    View all posts by Redação
    Redaçãos website

    Deixe seu comentário