ESCOLAS DE COTIA GANHAM SISTEMA DE MONITORAMENTO 

0
273

Cerca de 1300 câmeras, espalhadas por todas as dependências de todas as unidades escolares de Cotia, farão o monitoramento contínuo das escolas; algumas delas também ganharam um totem com cinco câmeras na parte externa e um botão de emergência para pedido de ajuda

 

Atendendo a um pedido de professores, de pais de alunos e de toda a comunidade, a Prefeitura de Cotia implantou câmeras de monitoramento em todas as escolas da rede municipal. 

Além do monitoramento interno, as escolas ganharam um totem na parte externa, este equipamento conta com cinco câmeras e um botão de emergência que funciona como um rádio comunicador com conexão direta com a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO).

 As câmeras estão espalhadas por todas as dependências das unidades escolares. Há escolas que receberam 30 câmeras, por conta do tamanho do imóvel. A quantidade de câmeras foi definida de acordo com o tamanho e necessidade de cada unidade.

Mas todas elas estão sendo monitoradas.

As imagens do sistema videomonitoramento interno e externo são acompanhadas por uma equipe de segurança no Centro de Comunicação Operacional (CCO) que funciona 24h, inclusive aos fins de semana e feriados. O CCO está equipado com 30 telas e 10 monitores de mesa que transmitem em tempo real tudo que está acontecendo nas escolas.

 Também foram implantados sensores de presença nas câmeras para auxiliar na rápida detecção de movimento dentro da escola no período da noite, aos fins de semana e feriados. Assim, todo e qualquer movimentação em horário inadequada acionará um alarme no Centro de Comunicação e a Guarda Civil é imediatamente acionada.

Desde o início do funcionamento do sistema, não houve registro de arrombamento nas escolas municipais. Os arrombamentos causaram muitos danos a escolas que, repentinamente, ficaram sem equipamentos e itens essenciais.

A EM Francisco Nunes de Oliveira, na Vila Monte Serrat, foi alvo de criminosos diversas vezes. “A escola foi alvo de muitos furtos aos fins de semana. Perdemos computadores, aparelhos de telefone, itens da cozinha e, com monitoramento, não aconteceram mais invasões, deu uma segurada nesta situação”, disse o vice-diretor da unidade, Alan Figueiredo Sales.

 

Foto Juliano Barbosa