• Seu bolso: planos de saúde poderão aumentar a partir dos 60 anos do segurado

    Por em outubro 19, 2017


    Hoje, é proibido o aumento de mensalidade de planos de saúde de pessoas com mais de 60 anos. A proibição se deve a disposição do Estatuto do Idoso, que considera que o reajuste por idade é uma cobrança diferenciada e discriminatória.

    Mas a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa mudanças nas regras de planos de saúde, apresentou parecer nesta quarta-feira, 18 de outubro, admitindo que a mensalidade dos planos de pessoas com mais de 60 anos seja aumentada por causa da idade.

    A justificativa da Comissão é que o reajuste da última faixa etária é aplicado em sua totalidade quando o segurado completa 59 anos e com isso os preços sobem exageramente, fazendo muitas pessoas abandonarem o plano. Por isso – continua o relatório – a proposta prevê que o valor do reajuste não seja mais aplicado integralmente e de uma só vez, mas dividido e aplicado parceladamente a cada cinco anos.

    Cada parcela não poderia ser maior do que 20% do valor do reajuste total previsto para a última faixa.

    O vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abraco) considera que a proposta é um grande retrocesso, porque, depois dos 60 anos, com o passar do tempo, a renda das pessoas diminui. E é nessa época que os idosos gastam mais com medicamentos, não sendo justo que haja aumento nos planos de saúde que os beneficiam.

    Redação
    Redação
    View all posts by Redação
    Redaçãos website

    Deixe seu comentário