Limpa Trecho recolhe 41 carros abandonados em vias públicas

Por em abril 13, 2017


remocao-caminhaoLevantamento feito pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) da Prefeitura de Cotia aponta que, entre 9 de janeiro e 17 de março, 41 veículos abandonados em vias públicas foram recolhidos pela operação Limpa Trecho.

Iniciada em 2013, a ação já resultou no recolhimento de centenas veículos abandonados em vias públicas que, em muitos casos, serviam de criadouro do mosquito Aedes aegypti e como cenário para atos de violência e criminalidade.

Na administração Rogério Franco a determinação é para que a operação siga e que percorra todos os bairros. Entre os veículos apreendidos estão carros e caminhões.  

O secretário da Settrans, Antônio Melo, explicou que não existe tempo máximo de permanência em um local para que o veículo seja considerado abandonado. “A partir do momento em que a fiscalização detecta a permanência daquele veículo no local por um ou mais dia, ou ainda, que algum cidadão denuncie, a secretaria tenta localizar o proprietário e faz a notificação, que em não sendo atendida outras medidas são tomadas”, disse.

Entre as providências da secretaria está estabelecer um prazo de três a cinco dias para a retirada do veículo. Caso não ocorra, o veículo é recolhido. “Os veículos são encaminhados ao pátio na rodovia Raposo Tavares, km 27. Os donos ou responsáveis, quando encontrados, são notificados do local de procura, pessoalmente ou via notificação escrita, e são informados sobre o procedimento para retirada do veículo”, destacou Melo.

Os veículos apreendidos permanecem no pátio por 60 dias. Vencido este período, de acordo com a legislação, os mesmos são encaminhados para leilão.

 

Fiscalização  

Agentes da fiscalização de trânsito fazem rondas periódicas nos bairros identificando problemas e tentando localizar os proprietários de veículos abandonados. “A população também pode auxiliar o poder público neste trabalho denunciando pelo email (settrans@cotia.sp.gov.br), pelo telefone 0800-878-7830, ou ainda pessoalmente, na Settrans (Rua Jorge Caixe, 246, Jardim Nomura)”, disse Melo.

De acordo com a legislação, caso haja pendências de impostos no veículo, o proprietário é acionado a pagar e, caso não seja feita a regularização, seu nome será negativado e inscrito na dívida ativa para cobrança  judicial. As custas pela remoção e permanência no pátio também são de responsabilidade do proprietário.

Redação
Redação
View all posts by Redação
Redaçãos website

Deixe seu comentário