Cotia, por enquanto, está fora da Copa 2014

  • PDF

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram nesta quarta-feira, no Museu do Futebol em São Paulo, a primeira versão da lista de centros de treinamentos de seleções selecionados para a Copa do Mundo de 2014: são 54 locais (quatro na região Norte, três no Nordeste, três no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 14 no Sul), em 14 estados diferentes, mas os 32 países que se classificarem para o torneio não são obrigados a escolher somente os campos desta relação para a preparação no Brasil.

O CFA – Centro de Formação de Atletas, de Cotia, por enquanto ficou de fora. O problema é que o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, ainda não aceitou os termos exigidos pela Fifa e se nega a assinar o termo de compromisso, onde, segundo ele, o clube não teria vantagem alguma. A expectativa é de que na próxima lista, em 2013, o CFA já possa figurar como um dos locais que receberão seleções.

Vale lembrar que local será usado pela Seleção em setembro antes do amistoso com a África do Sul, no Morumbi.

Para a diretora de Turismo de Cotia, Cristina Oka,a possibilidade da cidade abrigar uma seleção é muito grande e faltam pequenos detalhes.

De acordo com a Fifa, a lista é uma recomendação da entidade para as seleções e será enviada para todas as federações que estão disputando as eliminatórias. Caso um CT fora do catálogo seja escolhido, a federação terá que conversar com a Fifa para a inclusão do local na lista de credenciados. Uma segunda versão será divulgada no segundo semestre de 2013 e novos centros de treinamentos poderão se inscrever para serem vistoriados pelo COL. O caderno completo, no primeiro semestre de 2014, deverá ter entre 80 e 90 centros (o mínimo é 64).

Cada seleção da Copa escolherá oficialmente seu CTS depois do sorteio dos grupos do Mundial, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O prazo limite para a definição é janeiro de 2014. País-sede, só a Seleção de Mano Menezes já está classificada. Mas algumas federações já enviaram representantes ao Brasil para visitar alguns clubes e campos, como Inglaterra, Austrália, Bélgica, Alemanha e Japão.

De acordo com a Fifa, o CTS serve como base de uma seleção durante a Copa e é gerenciado pela própria seleção, sem interferência da entidade ou do COL. Cada centro tem um campo de treinamento e um hotel oficial. Não há limite de CTS por cidades ou estados. Se o hotel não for dentro do CT, ele deve estar no máximo a 20 minutos do campo e a uma hora do aeroporto local.

Para fazer a primeira lista, 27 pessoas de equipes do COL, da Fifa e de uma empresa contratada pela entidade para serviços técnicos que rodaram o país durante 23 meses para vistoriar boa parte dos 279 centros de 181 cidades que se inscreveram (alguns tiveram análise por projetos).

Do Globoesporte.com c/ informações da redação.

Foto: Leandro Canônico

 

 

 

Câmera Raposo »

Câmera Raposo tavares
D.E.R. - VIA OESTE

Tempo em Cotia »

Climatempo
Climatempo

Mapa de Cotia »

Google Maps
Google Maps

Finanças »

Indices Econômicos
Bovespa

Telefones Úteis »

Avatar
Serv. Emergência