Sacolas: Pelo bom senso, continuam sendo distribuídas

  • PDF

A polêmica sobre o fim das sacolinhas plásticas nos supermercados está tendo um capítulo que levou-se em consideração o bom senso e o respeito ao consumidor.

Seis mercados de Cotia continuam distribuindo as sacolas para seus clientes, além de oferecerem caixas de papelão e a sacola retornável com custo de R$ 0,19.

As lojas do Serrano, Pedroso e Dia tem a disposição as sacolas comuns, apesar de dizerem que estão cumprindo o que foi determinado pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, promovido pela Apas – Associação Paulista de Supermercados.

Só para lembrar, essa polêmica de acabar com as sacolas aconteceu após as grandes redes de supermercados quererem conter gastos e usarem do artifício ecológico de que com o fim das sacolas estariam colaborando com o meio ambiente.

A medida desagradou a maioria dos clientes de supermercados em todo o Estado.

Em Cotia os mercados já citados, com exceção do Pedroso, chegaram a suspender o fornecimento por algumas horas, no dia 3 de abril, quando entrou em vigor o TAC.

Mesmo com o TAC, alguns mercados de São Paulo continuaram distribuindo, para não desagradar seus clientes.

Em Cotia as grandes redes não disponibilizam mais as sacolas comuns, apenas as chamadas ‘ecobags’ e caixas de papelão.

O Pedroso diz que estão evitando distribuir as sacolas, seguindo a recomendação da Apas. As operadoras de caixa são instruídas a perguntarem se o cliente trouxe sacola e em seguida é oferecida a sacola retornável ou caixa de papelão e como última opção fornecem as sacolas descartáveis, como forma de evitar transtornos aos clientes, até que eles se acostumem a trazer de casa.

Há alguns dias houve uma feira da Apas e foi constatado que a maioria dos mercados, seja pequeno ou médio, trabalham da mesma forma que o Pedroso.

 

 

Comentários  

 
0 #6 Elisabeth D.Oliveira 22-05-2012 12:12
Descubriram uma grande forma de ganhar mais dinheiro além dos preços abusivos dos produtos de Supermercado, ainda querem vender sacolas e ou oferecem essas porcarias de caixas de papelão. O uso da frase ecologicamente correto é uma tremenda sacanagem e a associação dos supermercados souberam bem usar em benefício próprio o ecologicamente correto. Como ficamos que tal então sacolas de papel como faz o Supermercado SANTALUZIA do Jd. Paulista em São Paulo lá o cliente tem valor ...Se for pra ajudar o planeta tem que acabar com garrafas plásticas e toda e qlqr tipo de embalagem plastica.
 
 
+2 #5 Rodolfo 15-05-2012 12:00
Caro amigo, no Walmart além de não fornecerem sacolas, existem as caixas contaminadas caso queira, mas cuidado redobrado com os preços na prateleira, diferentes na hora no caixa, já há tempos ocorre isso, apesar das reclamações! Quer um mercado que fornece sacolas? Vá ao NICOLAU (esquina da Raposo com José Felix). Sacolas boas a R$0,12 no Assaí
 
 
+4 #4 Ricardo A Salgueiro 13-05-2012 18:46
Um deserviço dos supermercados para reduzirem custos. Cabe ao Poder Público promover a reciclagem das sacolinhas plásticas e de outros resíduos também. Porém, sobra ganancia de lucro de um lado, inépcia do lado dos políticos e "acordo" entre os dois lados.
 
 
+5 #3 Regina Tavares 13-05-2012 06:14
O Marché parou com a distribuição de sacolas e não oferece outra alternativa ao cliente a não ser a compra de uma; para quem está de passagem e se lembra que tem que comprar alguma coisa e não carrega consigo a sacola retornável o que resta é deixar as compras no carrinho ao chegar ao caixa, pagar um sobrepreço e ainda ter que levar os produtos embaixo do braço não dá, não é? Este supermercado acabou de perder excelentes clientes!
 
 
+7 #2 Wagner Andrade 12-05-2012 22:08
Isso é um absurdo, aliás tudo no Brasil é assim enfiado goela abaixo, isso começou na cidade de São Paulo, a real é que ninguém está preocupado com o meio ambiente com sacolas biodegradáveis isso é balela da mídia e das grandes redes.É um absurdo você sair de uma mercado e não ter como levar as suas compras, aliás quem inventou isso acho que nunca entrou em um mercado . Aliás mandam comprar pra eles. Tô fora
 
 
+9 #1 Charles Edward 11-05-2012 20:17
Seria bacana citar quais supermercados estão distribuindo as sacolinha. Acho um absurdo mais essa lei enfiada goela abaixo da população, ainda dizendo que vamos ajudar a preservar o mundo, só mesmo aqui no Brasil. Em todo lugar do mundo distribuem as sacolinhas. Que seja a ecologia, mais tem que fornecer! Eu tenho comércio, pequeno, e estamos pagando por sacolas ecológicas que custa quase o dobro, mais não deixamos o cliente levar na mão, ou enfiar no porta malas. Palavra ofencivaana passada fui no Walmart, pois lá ainda distribuíam as sacolinhas, para minha surpresa, tive que jogar toda compra do mês dentro do porta malas. Um absurdo! Nem caixas me forneceram, avisei o gerente que ali não compro mais, e é isso que temos que fazer, já que não batemos lata como em vários países, é o mínimo selecionarmos e prestigiarmos os comércios que realmente preservam a natureza e respeitam o cliente.
 

Câmera Raposo »

Câmera Raposo tavares
D.E.R. - VIA OESTE

Tempo em Cotia »

Climatempo
Climatempo

Mapa de Cotia »

Google Maps
Google Maps

Finanças »

Indices Econômicos
Bovespa

Telefones Úteis »

Avatar
Serv. Emergência