• Febre Amarela: Secretaria do Meio Ambiente de Cotia alerta medidas de prevenção

    Por em janeiro 3, 2018
    Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

    A vacinação encerrou na última sexta-feira em Cotia, mas o calendário nacional continua. Cotia não tem nenhum caso registrado de febre amarelo.

    Cotia continua sem nenhum caso registrado de febre amarela. Macacos encontrados mortos nas últimas semanas, foram em grande parte vítimas de maus tratos, e outros completaram o ciclo natural da vida.

    Além do Parque Cemucam, outros 10 parques de São Paulo foram fechados sem previsão de reabertura, devido a morte de macacos com febre amarela, em Itapecerica da Serra. Devido a isso, o Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária relembra que o Cemucam é de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo e explica “O fechamento do Cemucam foi uma medida preventiva tomada pela Prefeitura de São Paulo, pois as matas e florestas que formam o cinturão verde não possuem  uma limitação física. Logo, os mosquitos Haemagogus e o Sabethes – que são os vetores da doenças em áreas silvestres- , podem circular pelas áreas vizinhas. Por isto, os macacos são as primeiras vítimas”. Também ressalta: “Os primatas não transmitem a doença, ele são na verdade um alerta para possíveis focos. E em Cotia não temos nenhum caso registrado”.

    Ricardo Secomandi, Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária (Foto: Divulgação)

    Ricardo Secomandi, Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária (Foto: Divulgação)

    A Reserva Ambiental do Morro Grande pode ser uma alternativa para as pessoas que utilizam o Parque Cemucam para treinos ou prática esportiva.

    A vacinação da febre amarela foi encerrada em Cotia, nesta sexta-feira (29), mas o calendário nacional continua em demais postos de saúde.

    Quem não conseguiu tomar a vacina no município, também pode ter algumas medidas preventivas, como: usar repelente, optar por usar roupas de mangas compridas, evitar água parada, e colocar telas em casa.

    No início de dezembro, cerca de 40 homens da Guarda Civil Municipal e da Polícia Ambiental do Estado, realizaram uma operação na Reserva Ambiental do Morro Grande e não encontraram nenhum primata morto.

    Importante

    Para prevenção desta doença e outras, a população deve ter cuidados diários com a casa. Veja algumas orientações:

    1.    Mantenha a caixa d’agua sempre limpa e fechada
    2.    Não deixe acumular água em pneus
    3.    Coloque areia ou pó de café nos vasos de plantas
    4.    Remova galhos e folhas das calhas
    5.    Não deixe acumular água em garrafas, vasos, latas, baldes – procure deixá-los de cabeça para baixo
    6.    Feche bem os sacos de lixo

      Foto: Divulgação

      Foto: Divulgação

    Redação
    Redação
    View all posts by Redação
    Redaçãos website

    Deixe seu comentário