Cultura leva adolescentes em medida socioeducativa para a Biblioteca

Por em julho 6, 2018
Biblioteca Batista Cepelos recebe adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa.

Biblioteca Batista Cepelos recebe adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa.

Iniciativa da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer busca somar esforços ao trabalho desenvolvido pelo CREAS de Cotia.

A Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia convidou um grupo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e fazem acompanhamento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social, para uma visita à Biblioteca Municipal Batista Cepelos. O objetivo foi apresentar aos jovens um local cultural do município no qual diversos deles nunca haviam estado e somar esforços ao trabalho desenvolvido pelo CREAS junto a estes jovens.

Foi uma manhã diferente para aqueles que entraram em uma biblioteca pela primeira vez e puderam conhecer mais sobre como acessar os mais de 25 mil livros de seu acervo. “A nossa ideia é trazê-los para que aproveitem o tempo e possam explorar mais esse universo literário. Quando temos acesso à cultura, temos mais curiosidade e vontade de descobrir o mundo. Esperamos recebê-los muitas vezes”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, Gilmar de Almeida. Segundo Gilmar, para o próximo encontro um escritor deve ser convidado para conversar com os jovens.

Os adolescentes estiveram acompanhados de assistentes sociais do CREAS. De acordo com elas, o CREAS realiza encontros em grupos com esses jovens a cada dois meses, além dos encontros individuais toda semana. “Eles [adolescentes] precisam entender que têm o direito de se empoderar do que o município oferece a eles. E que, independentemente da situação, lugares como bibliotecas têm o poder de abrir um novo mundo a todos os que frequentam”, disse Mayara Orlandi, assistente social.

Os jovens participaram de um bate-papo sobre cultura e educação, puderam conhecer os títulos da biblioteca como revistas, gibis e livros, alguns, inclusive, chegaram a pegar livros emprestados depois de fazerem seus cadastros.

Fotos: Divulgação

Redação
Redação
View all posts by Redação
Redaçãos website

Deixe seu comentário