Contribuintes podem doar Imposto de Renda para Apae de Cotia

Por em abril 19, 2017


Na reta final das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (o prazo encerra no próximo dia 28), os contribuintes podem destinar parte do imposto que iria para o governo ou o a restituir, a uma instituição que atenda crianças, adolescentes ou idosos. E desta forma ajudar projetos que são fundamentais para muitas famílias. Uma dessas instituições é a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Cotia – Apae, que atende cerca de 300 pessoas entre crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, residentes em  Cotia e Vargem Grande Paulista.

Divulgação

Divulgação

Os contribuintes de Cotia e de todo o Estado de São Paulo que quiserem ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, podem destinar 3% do Imposto de Renda devido de Pessoa Física. As doações devem ser realizadas até 28 de abril, data limite estipulada pela Receita Federal para a entrega da declaração. Ao comprovar à Receita que fez uma destinação, o valor é descontado do imposto já retido na fonte e não representa nenhum custo a mais para o contribuinte.

É uma maneira de ser solidário sem colocar dinheiro extra. Além disso, as empresas podem fazer as destinações, de até 1% do imposto de renda devido, durante o ano todo. A contribuição é feita por meio do Fundos Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (FMDCA).  Ele é um dos instrumentos mais importantes de captação de recursos, exclusivamente destinados para a promoção e defesa deste público, e uma ótima opção de exercer sua cidadania.

Como doar:

O procedimento de destinação do valor pode ser feito no programa de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Após concluir o preenchimento da sua declaração, vá até a aba “Resumo da Declaração – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, e siga o passo-a-passo a seguir:

  1. Selecione as opções “Novo”, depois clique no fundo tipo “Municipal”, escolha a Unidade Federativa “São Paulo”, o município “Cotia – 46.523.049/0001-20” e verifique o Valor Disponível para Doação ao FMDCA;
  2. Preencha o campo do valor com o limite indicado;
  3. Na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, confira o valor que será destinado ao CMDCA no campo “Dedução de Incentivo” e o valor do imposto a ser pago;
  4. Por último, clique na opção “Imprimir DARF – Doações Diretamente na Declaração (ECA)”, gere a guia com o valor a ser destinado e pague até o dia 28 de abril de 2017.
Redação
Redação
View all posts by Redação
Redaçãos website

Deixe seu comentário