• Bibliotecas de Cotia são boa opção para informação e pesquisa

    Por em agosto 15, 2016


    O acesso à Cultura em qualquer município é essencial para o desenvolvimento humano e intelectual do cidadão e em Cotia não é diferente. As três bibliotecas públicas da cidade são uma boa opção para quem quer se informar, pesquisar ou até para buscar algum relaxamento e entretenimeto com uma obra de ficção.

    Elas estão localizadas em pontos chaves da cidade para melhor atender a população ávida por leitura. Há a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade em Caucaia do Alto, a Biblioteca Cecília Meireles no Parque São George e a Biblioteca Batista Cepelos no Jardim Nomura.

    Duas bibliotecas foram readequadas, a Batista Cepelos em 2010 (Fundada em 08 de Maio de 1990) e a Cecília Meireles. Os acervos são variados contendo Literatura, enciclopédia, universal, infantil e infanto-juvenil, psicologia, religiosa, didática, poesia, ocultismo, crônicas, direito entre outros.

    Cadastro

    Para fazer o cadastro é necessário a pessoa trazer duas fotos 3×4, comprovante de residência e RG. Dependendo do título, ela pode retirar e levar para casa. Os livros pré-vestibular têm o prazo de 10 a 15 dias para devolução. Para livros de ficção o prazo é de 20 dias.

    Organização e acervo

    Os mais de 12 mil títulos estão organizados em temas para melhor atender ao usuário. Além de livros, há inúmeras revistas (O Governo do Estado também contribuiu doando mil títulos para cada biblioteca). Elas ainda contam com móveis confortáveis como pufes e mesas.

    Obras de grandes escritores nacionais como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Paulo Coelho, Jorge Amado e Clarice Lispector fazem parte do acervo. Pode-se levar para casa obras clássicas como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Vidas Secas, O Alquimista entre outras. As bibliotecas  ainda contam com os best-sellers Sidney Sheldon, Agatha Christie ou Gabriel García Marques.

    A Biblioteca Batista Cepelos também possui em seu acervo livros em braile e em libras para atender aos leitores cegos.

    BRASIL DE LEITORES

    De acordo com uma pesquisa  feita pelo site NOP World, o Brasil encontra-se na 27ª posição em um ranking de 30 países quando o assunto é leitura. A pesquisa sobre países leitores mostra que a leitura não é hábito do brasileiro, que gasta, em média 05:12min do seu tempo para a atividade.

    Em um ambiente repleto de livros e opções, as bibliotecárias podem ser uma ótima referência. Fátima e a Ana Lúcia sabem informar na ponta da língua quais os gêneros literários mais procurados. “Os temas preferidos são romance, espiritismo, vestibular, ficção, infanto-juvenil”.

    Endereços:

    BIBLIOTECA MUNICIPAL BATISTA CEPELOS:

    Av. José Manuel Pedroso, 1147. Próximo a Prefeitura.

    BIBLIOTECA MUNICIPAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:

    Av. Roque Celestino Pires, 954 em Caucaia do Alto.

    BIBLIOTECA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES:

    Av. Dener, 155. Km 25 da Raposo Tavares.

    Redação
    Redação
    View all posts by Redação
    Redaçãos website

    Deixe seu comentário